Pular para o conteúdo principal

Afinal você sabe o que é Agricultura Familiar?

Cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares. No Brasil, a agricultura familiar é responsável pela produção de 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e, na pecuária, 58% do leite, 59% do plantel de suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos. Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, 84,4% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. São aproximadamente 4,4 milhões de unidades produtivas, sendo que a metade delas está na Região Nordeste. Esses estavelecimentos representavam 84,4% do total, mas ocupavam apenas 24,3% (ou 80,25 milhões de hectares) da área dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Já os estabelecimentos não familiares representavam 15,6% do total e ocupavam 75,7% da sua área.
Entre os estados brasileiros, a agricultura familiar tem especial destaque no Paraná. Das 374 mil propriedades rurais no estado, 320 mil pertencem a agricultores familiares. Quase 90% dos trabalhadores estão vinculados à agricultura familiar. O Paraná tem uma expectativa de safra de 30 milhões de toneladas de grãos, e mais de 50% do valor bruto da produção vem da agricultura familiar. 1/3 das terras do estado são agricultáveis, e a maior parte  está em propriedades com menos de 50 hectares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso Conforto Animal para Maior Produção de Leite -

Desmame de poldros – como e quando fazer?

Desmame de poldros – como e quando fazer? Normalmente, éguas tendem à parar a amamentação de seu filhote apenas quando ficam gestantes novamente, o que leva em torno de dezesseis meses, fazendo com que o poldro propriamente dito tenha mais tempo para explorar seu território e, automaticamente ficar mais protegido e forte devido à alimentação pelo leite materno e pelo simples fato de não ter que despender tempo em busca de alimento. Já poldros nascidos em coudelarias são desmamados mais cedo, geralmente entre três e oito meses e mantidos em grupos com outros animais da mesma idade ou isolados, porém existem métodos para amenizar essa abrupta separação da mãe, para que os mesmos não desenvolvam muita ansiedade emocional e fiquem mais fáceis de lidar. Técnicas são propostas com bastante frequência para tentar amenizar essa transformação na vida do poldro, pois é uma mudança que o afeta emocionalmente, o que geralmente é espelhado no corpo, desenvolvendo doenças, perda de peso e dim...