Pular para o conteúdo principal
Para um bom adestramento usamos a palavra chave – Flexão

 Manter correta a flexão da nuca e do pescoço do cavalo vai fazer com que se corrijam muitos defeitos evidenciados na postura desses animais, em Concursos de Marcha. Sabe-se que ao se perceber a cabeça excessivamente elevada e ponteira, que a principal causa desse defeito é o mau uso das embocaduras. A reação ao desconforto é a elevação da cabeça. O freio é a embocadura que realmente atua de forma eficaz no flexionamento da nuca, que é o vertical. O cavalo precisa deslocar o pescoço sem movimentar o tronco.
É preciso trabalhar a flexão lateral do pescoço, tronco e membros dos potros, ainda jovens, quando são exercitados em redondeis.  Na fase que antecede a doma de sela, o charreteamento, tanto a flexão lateral é continuada através dos volteiros, direita e esquerda, como também se inicia o desenvolvimento da flexão vertical, através das transições de andamentos, na sequência: passo/marcha/parada/marcha/passo/parada/marcha, e assim sucessivamente.
O último exercício é o recuo, que desenvolve, ao máximo, a flexão vertical. Se for executado com muita rigidez na nuca, a reação do cavalo será erguer a cabeça, que é uma ação contrária ao flexionamento da nuca.
Cavalos marchadores de MTADMarcha de Tríplices Apoios Definidos, devem ser treinados em contínua reunião moderada. Cavalos de Marcha Batida Diagonalizada, principalmente os velocistas, são treinados com reunião mínima, quase que contato apenas. Neles, o uso do bridão, ou do freio/bridão, é demasiadamente prolongado. Com o freio, a tendência é para a redução da velocidade, o que seria correto, já que a velocidade com que se conduz um cavalo marchador, em passeios e cavalgadas, não é a mesma dos Concursos de Marcha.
Para que um cavalo seja bem avaliado em um Concurso de Marcha é preciso que seja corretamente flexionado no seu conjunto de frente, tronco e membros. Ele tende a ser mais competitivo, com melhora sensível em todos os parâmetros de avaliação qualitativa da marcha, ou seja, comodidade, estilo, regularidade e rendimento.

Por: Lúcio Sérgio de Andrade – Zootecnista, escritor, árbitro de equídeos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desmame de poldros – como e quando fazer?

Desmame de poldros – como e quando fazer? Normalmente, éguas tendem à parar a amamentação de seu filhote apenas quando ficam gestantes novamente, o que leva em torno de dezesseis meses, fazendo com que o poldro propriamente dito tenha mais tempo para explorar seu território e, automaticamente ficar mais protegido e forte devido à alimentação pelo leite materno e pelo simples fato de não ter que despender tempo em busca de alimento. Já poldros nascidos em coudelarias são desmamados mais cedo, geralmente entre três e oito meses e mantidos em grupos com outros animais da mesma idade ou isolados, porém existem métodos para amenizar essa abrupta separação da mãe, para que os mesmos não desenvolvam muita ansiedade emocional e fiquem mais fáceis de lidar. Técnicas são propostas com bastante frequência para tentar amenizar essa transformação na vida do poldro, pois é uma mudança que o afeta emocionalmente, o que geralmente é espelhado no corpo, desenvolvendo doenças, perda de peso e dim...

Afinal você sabe o que é Agricultura Familiar?

Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais , tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar , em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes. Cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares. No Brasil, a agricultura familiar é responsável pela produção de 87% da produção nacional de mandioca , 70% da produção de feijão , 46% do milho , 38% do café , 34% do arroz , 21% do trigo e, na pecuária , 58% do leite , 59% do plantel de suínos , 50% das aves e 30% dos bovinos . Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006 , 84,4% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. São aproximadamente 4,4 milhões de unidades produtivas, sendo que a metade delas está na Região Nordeste . Esses estavelecimentos representavam 84,4% do to...

Nelore: Cria/Recria/Engorda