Pular para o conteúdo principal

Reprodução assistida em éguas: Veja algumas dicas

Reprodução assistida em éguas: Veja algumas dicas
Os equinos são animais hipersensíveis às diferenças climáticas, tanto isso é verdade que estes, juntamente com gatas, cabras e ovelhas são considerados sazonais. A palavra sazonal significa algum evento que acontece todo ano em uma mesma época, o que ocorre com o período fértil desses animais.
O fator mais importante associado à fertilidade da égua é o foto período, no final do outono, devido à diminuição da luz, não há cio, enquanto que no final do inverno e início da primavera esses ciclos estrais são reassumidos, pelo aumento da luminosidade.Essa informação é de extrema importância para o sucesso em uma monta, principalmente se não por formas naturais.
Como em todo animal, uma reprodução assistida inicia-se com um exame clínico, avaliando seus órgãos reprodutores e possíveis anormalidades em geral. O próximo passo é a identificação do seu ciclo reprodutivo e sua fase ovulatória, para isso é necessário um acompanhamento ecográfico. A ovulação ocorre geralmente no fim do cio e por isso é o último salto que será determinante para a égua ficar gestante. E este é o momento da monta ou da inseminação.
Cada ciclo reprodutivo de uma égua dura de 21 à 23 dias e é composto por duas fases distintas: estro e diestro. O estro é a fase também conhecida como “cio” e é nesta que a fêmea fica receptiva ao garanhão, podendo haver a cópula, e esse período dura de 5 a 7 dias, até ela começar a produzir hormônios indutores da ovulação. A segunda fase é o diestro, nesse momento a égua não mais aceita o macho e dura de 12 à 14 dias, durante essa fase é produzido o corpo lúteo através do folículo e aumento na produção de progesterona.
Quando não há um controle exato a égua deve ser coberta em um período de 48 em 48 horas a partir do início do cio, até o momento que a mesma começar a rejeição ao garanhão. Porém, ao se trabalhar com organismos vivos tem-se que levar em conta que nada é exatamente igual ao outro, podendo, mesmo com exames e controle específico o animal não ficar gestante ou até mesmo não conseguir levar à gestação até o final.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desmame de poldros – como e quando fazer?

Desmame de poldros – como e quando fazer? Normalmente, éguas tendem à parar a amamentação de seu filhote apenas quando ficam gestantes novamente, o que leva em torno de dezesseis meses, fazendo com que o poldro propriamente dito tenha mais tempo para explorar seu território e, automaticamente ficar mais protegido e forte devido à alimentação pelo leite materno e pelo simples fato de não ter que despender tempo em busca de alimento. Já poldros nascidos em coudelarias são desmamados mais cedo, geralmente entre três e oito meses e mantidos em grupos com outros animais da mesma idade ou isolados, porém existem métodos para amenizar essa abrupta separação da mãe, para que os mesmos não desenvolvam muita ansiedade emocional e fiquem mais fáceis de lidar. Técnicas são propostas com bastante frequência para tentar amenizar essa transformação na vida do poldro, pois é uma mudança que o afeta emocionalmente, o que geralmente é espelhado no corpo, desenvolvendo doenças, perda de peso e dim...

Afinal você sabe o que é Agricultura Familiar?

Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais , tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar , em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes. Cerca de 60% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares. No Brasil, a agricultura familiar é responsável pela produção de 87% da produção nacional de mandioca , 70% da produção de feijão , 46% do milho , 38% do café , 34% do arroz , 21% do trigo e, na pecuária , 58% do leite , 59% do plantel de suínos , 50% das aves e 30% dos bovinos . Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006 , 84,4% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. São aproximadamente 4,4 milhões de unidades produtivas, sendo que a metade delas está na Região Nordeste . Esses estavelecimentos representavam 84,4% do to...

Nelore: Cria/Recria/Engorda